quarta-feira, 18 de abril de 2007

Purê de Abobora com leite de Côco



Ingredientes:
(para o purê)
500 g de abóbora descascada e cortada em cubos
água o quanto baste para cozinhar a abóbora
sal a gosto (usei ½ colher de sobremesa)
2 colheres de sopa de leite de coco de boa qualidade
4 grãozinhos de pimenta-do-reino preta
1 dente de alho pequenininho
1 fiozinho de azeite de oliva
(para a cobertura)
anéis de alho-poró (cebola em rodela)
duas colheres de sopa de manteiga de garrafa (pode se usar azeite)
flor de sal
Como Fazer:
Leve a abóbora a cozer com a água e o sal.
Quando estiver macia, escorra-a. Naquela mesma panela, refogue o alho esmagadinho até dourar. Ponha de volta a abóbora e mexa com a colher de pau. Não precisa passar por espremedor, processador, liquidificador, ou qualquer outro “-dor”.Se a abóbora for de qualidade e você tiver a paciência de aguardar uns 15 minutos para que ela amacie, o simples mexer com a colher já vai transformá-la em purê.A abóbora que usei era rica em água, o que exigiu um certo tempo ao lume para secar um pouco. Enquanto isso, e sempre de olho, mexendo de vez em quando, quebre os grãozinhos de pimenta em seu pilão ou mesmo com a lateral da lâmina da faca e junte o tempero ao purê. Lembre-se de mexer de quando em quando, para não grudar na panela.
Numa frigideirinha, aqueça metade da manteiga de garrafa. Se não tiver, você pode até substituí-la por manteiga comum, ou azeite.
Pois bem, na manteiga de garrafa aquecida, refogue os anéis de alho-poró. Desligue o fogo da abóbora, incorpore o leite de coco e prove. No meu caso, não foi necessário adicionar mais nada de sal.
Transfira essa maravilha para uma vasilha que vá à mesa, coroe com o alho-poró refogado, dê mais um toquinho de flor de sal, regue com a manteiga de garrafa restante e delicie-se.
Rende aproximadamente uma xícara e meia de purê.


Surrupiei, com muito carinho no site da Dadivosa

Nenhum comentário: